Wallingford, CT — Unidades das Forças Especiais dos EUA, Reino Unido e Canadá invadiram um esconderijo de insurgentes no Afeganistão e recuperaram informação sobre uma ameaça a uma cidade norte Americana. Com seus rádios em mãos, operadores de unidades especiais num local a mais de 14,000km de distância comunicam de forma instantânea com comandantes de forças tarefas de contra-terrorismo e segurança pública nos Estados Unidos e compartilham vídeos, fotos e documentos em tempo real para eliminar a ameaça. Nos próximos instantes, oficiais operando em agências federais, estaduais e locais são conectados e alimentados com inteligência atual para coordenar defesa contra o suposto ataque. Com o apoio da inovadora tecnologia da Mutualink, este cenário junto com outros cenários de emergências e crises de grande escala vão ser demonstrados em tempo real com guerreiros e líderes de segurança pública na Demonstração de Guerreiros Interoperáveis de Coalisão (2011 Coalition Warrior Interoperability Demonstration ("CWID").
A CWID é um evento anual conduzido pelo Comandante das Juntas de Chefes de Estado Maior das Forças Armadas Norte Americana que utiliza tecnologia de ponta, focando nas necessidades identificadas pelos Comandantes Superiores e agências governamentais. A Mutualink, sediada no Estado de Connecticut, desenvolveu uma plataforma de colaboração multimídia em tempo real que facilita agências de segurança pública, militares e gestores de infraestrutura crítica comunicarem e compartilharem informações, assunto a ser destaque na CWID. A participação neste evento é somente através de convite especial. Neste caso a Mutualink participará a convite e patrocínio das Forças de Operações Especiais da OTAN (NATO Special Operations Forces (NATO SOF).
O impulso para o patrocínio da Mutualink foi resultado de várias operações com sucesso no Afeganistão, onde as capacidades de comunicação e integração avançada, juntando elementos operacionais e de forças tarefa que utilizam distintos sistemas de comunicação, comando e controle foram destaque. Com a Mutualink os guerreiros no campo conseguiram comunicar diretamente com o QG da OTAN, bem como os comandos regionais e distritais, compartilhando planos operacionais, inteligência, dados e vídeos de vigilância ao vivo enquanto executavam suas missões.
Além do sucesso no campo militar, a Mutualink está disfrutando de sucesso com uma impressionante lista de clientes de segurança nacional e gerenciamento de emergências e crises. O sistema está atualmente em uso em agências de segurança pública e privada junto a organizações com infraestrutura crítica em New Jersey, New York e Massachusetts. A Mutualink também envolverá vários parceiros destas agências nos cenários da CWID, demonstrando novamente a capacidade de juntar organizações de segurança pública, defesa nacional e internacional em qualquer lugar no mundo possibilitando um nível de colaboração e integração nunca visto.
A participação na CWID está sujeita a patrocínio e aprovação baseados na capacidade da tecnologia de melhorar as comunicações existentes ou a integração e compartilhamento de comunicações e informação. As demonstrações que ocorreram em vários locais do mundo tem como foco a descoberta tecnológica, redução de risco e interoperabilidade de coalisões. As tecnologias são avaliadas utilizando cenários de ocorrências verdadeiras de guerra, emergência, segurança pública e defesa nacional. Durante as demonstrações as tecnologias receberam três tipos de avaliações que incluem: utilidade para o usuário, interoperabilidade e segurança dados e informática. Os resultados serão divulgados no relatório anual da CWID que disponibiliza informações e dados para orgãos de defesa e governos federais e estaduais para facilitar aquisições. Este relatório final é publicado anualmente em novembro.
De acordo com Colin McWay, Presidente da Mutualink, a CWID é o principal meio para demonstrar a possibilidade para organizações militares, de defesa civil e outros orgãos de segurança pública e privada operarem sem fronteiras coordenando e colaborando em tempo real, para todo tipo de crise, de forma escalável e multidisciplinar.
"Em termos de emergências, a Mutualink permite um mundo sem fronteiras, e como foi demonstrado durante os recentes desastres no Japão, um componente chave da elasticidade é a facilidade de obter parceiros em todos os setores trabalhando juntos e de forma sincronizada.” “A CWID é composta de líderes de Segurança Interna e Defesa Nacional que ajudam moldar o futuro terreno de tecnologia e soluções que fazem nosso país mais seguro e a gente mais feliz por sermos considerados um componente crítico para o avanço e melhoramento do preparo e capacitação para responder à crises” disse McWay.
O sistema Mutualink será demonstrado em vários locais da CWID e através de parceiros incluindo o Centro de Comando e Controle do NORTHCOM - Peterson Air Force Base, CO; Comando Aeroespacial e Marítimo - Space and Naval Warfare Systems Command (SPAWAR) San Diego, CA; Base Aérea - Hanscom Air Force Base, Lexington, MA; Centro Regional de Inteligência da Polícia de Boston - Boston Police Department Boston Regional Intelligence Center (BRIC), Boston, MA; Comando de Forças Conjuntas dos EUA - US Joint Forces Command (JFCOM), Suffolk, VA; Instituto Tecnológico de New Jersey – New Jersey Institute of Technology, Centro de Operações para Emergências Comerciais - Business Emergency Operations Center (BEOC), Newark, NJ; QG de Forças de Operações Especiais da OTAN - NATO Special Operations Forces Headquarters (NSHQ); Comando Supremo de Forças Aliadas da Europa - Supreme Headquarters Allied Power Europe (SHAPE), Belgium; e Centro de Operações das Forças da OTAN - NATO SOF, Kabul, Afeganistão; e QG das Forças de Defesa do Canadá, Shirleys Bay, Canadá.
"Uma vez que as pessoas assistirem o vídeo, serem capazes de ouvir vozes e poderem efetuar comunicações de dados ao vivo e diretamente do campo no Afeganistão, e verem as agências operando em parceria e colaborando em tempo real de forma flexível e dinâmica, vão ficar impressionadas. A CWID é um fórum nacional e as capacidades do Mutualink vão sem dúvida alguma apresentar para muitos a realidade que não é só possível resolver os persistentes desafios de interoperabilidade de forma coerente, mas também podemos melhorar bastante a colaboração entre agências, compartilhando conhecimento e alerta situacional agilizando respostas bem coordenadas e rápidas através da dimensão de multimídia ad-hoc. E a melhor notícia é que o preço é razoável, isto pode ser feito de forma mais econômica em comparação com alto custo de soluções de novas infraestruturas que resultam em demoras contínuas e desafios orçamentários” concluiu McWay.
As demonstrações do Mutualink estão abertas ao público nos EUA nos dias 15 e 16 de junho de 2011, somente através de convite. Interessados deverão contactar a Cambridge International para demais informações e coordenações das visitas aos locais.
Para Más Información:
Dawn Odams
Mutualink, Inc.
Teléfono: (978) 392-0040 x101
Correo Electrónico: Dawn Odams
Contacto para Demostración de Interoperabilidad "Coalition Warrior":
Luefras Robinson, Jefe de Asuntos Públicos
CWID Oficina de Administración Conjunta de Asuntos Públicos
Número Telefónico: (757) 371-9150, (757) 225-2172
Correo Electrónico: CWIDPA@langley.af.mil
Copyright Business Wire 2011 -0- KEYWORD: United States